domingo, 2 de agosto de 2009

BLOG DA RÁDIO QUILOMBO FM (RESTINGA)

Está no ar o novo blog da Rádio Quilombo FM do Bairro Restinga, aqui de Porto Alegre. O endereço pra acessar é http://radioquilombo.wordpress.com/.
Abaixo reproduzimos um texto de um dos comunicadores de rádio Quilombo, que conta um pouco da história da Rádio.

RESISTINGA! Essa palavra ecoou por algum tempo nas ondas da Rádio Comunitária da Restinga. Por ora, éramos anarquistas que falavam da Coca-cola – uma ouvinte nos pôs em contradição sem entender a nossa ironia com o “vai bizonho”. Em outro momento, éramos parte de um movimento de reorganização da rádio: nós de um lado e o grupo dos 5 de outro. Por fim, a voz silenciou… Voltamos, saimos pelas ruas da Restinga, com uma caixa de som e dois microfones a tira-colo – rádio poste, eis a novidade! Era final de 2004, peregrinamos pelas escolas, fizemos oficinas, transmissões de rádio, rádios postes na feira da Restinga. Em 2005, ganhamos um brinquedinho vindo de terras estrangeitas, um doce e prateado amigo, que só esfriava a cabeça com um ventilador e só parava de xiar quando esfregávamos os dedos em seu lombo. Era março de 2005, a primeira transmissão da rádio cozinha – o quê? Em plena conversa sobre o dia da mulher?Eramos intempestivos, agiamos no impulso, transmitimos… do primeiro programa só as lembranças, e o doce suspiro de quem fez parte daquela história. Hoje é Rádio Quilombo, fruto de um processo de maturidade do grupo – estamos mais velhos, mas jovialmente incontentes. A Restinga ganhou nova cara, ela realmente se fez negra – aquilo que sempre foi -, hoje ela é forte, com novos rostos negros, novos zumbis em conexão com o mundo… Vida longa à Rádio Quilombo.
Marcos Goulart

Um comentário:

Oficina de Capacitação de Radislistas Comunitários disse...

Nós da ABRAÇO Centro-Oeste estamos parabenizando pelo trabalho, e dizer que estamos iniciando um projeto de Rede Social – abracocentrooeste.ning.com .
ABRAÇO FORTE
JOAQUIM CARLOS