segunda-feira, 25 de junho de 2012

Venha construir um povo forte!



CONVOCATÓRIA

Queremos convidar todos os coletivos, grupos, movimentos populares, entidades e indivíduos para uma reunião no dia 30 de junho para o debate e a organização da Outra Campanha e do ELAOPA (Encontro Latino Americano de Organizações Populares e Autônomas).
A proposta da OUTRA CAMPANHA é inspirada na chamada “La Otra Campaña” impulsionada pelos Zapatistas no México em junho de 2005. Abraçamos essa proposta porque estarmos de acordo com a postura política de independência de classe e de protagonismo popular, além de acreditarmos estarmos fazendo adesão a uma proposta latino-americana que se coloca realmente abaixo e à esquerda, caminhando no sentido da construção do Poder Popular. A Outra Campanha é uma articulação aberta aos interessados(as) em construir uma outra forma de fazer política, com base no protagonismo e na luta popular e que não passa pelas eleições, pois estamos fartos de tantas promessas, mentiras e escândalos de corrupção envolvendo todos os setores da classe política. É somente em período de eleições que esses nos convocam para comparecer às urnas, como se votando nos candidatos e seus partidos eleitoreiros fosse resolver todas as demandas do povo. Por isso, estamos mais do que convencidos de que as nossas urgências não cabem nas urnas. É na luta que se cria o poder popular, que fazemos valer nossos direitos e arrancamos das elites políticas e econômicas as conquistas. Por isso uma Outra Campanha.
O ELAOPA (Encontro Latino Americano de Organizações Populares e Autônomas) que já vai para seu 10º encontro, foi criado paralelamente ao Fórum Social Mundial de 2003 para aglutinar os diversos movimentos e organizações latino-americanas que compartilham dos princípios de independência de classe, democracia de base, solidariedade de classe e luta popular e debater e articular acordos que possam nos fazer avançar na construção do Poder Popular. Os encontros foram realizados em Porto Alegre (2003), Cochabamba - Bolívia (2004), La Plata - Argentina (2005), Lagomar - Uruguay (2006), Santiago - Chile (2007), Porto Alegre (2008), Luján – Argentina (2009), Lagomar - Uruguai (2010), e São Paulo (2011). Tem participado organizações dos mais diversos pontos da América: agrupações sindicais e sindicatos, coletivos culturais, muralistas, grupos de teatro, movimentos piqueteros, coletivos feministas e de luta pela igualdade de género, catadores de resíduos, ateneus, centros sociais, organizações campesinas, ecologistas, coletivos de defesa dos direitos humanos, recursos naturais, entidades estudantis, etc. Na reunião do dia 30, queremos iniciar a organização do Pré-Elaopa Região Sul, momento prévio ao ELAOPA que será realizado no início de 2013 aqui em Porto Alegre e já dar os primeiros passos para a sua organização.
Venha conhecer e somar esforços na construção de outra forma de fazer política, desde baixo e à esquerda, para construir Poder Popular! Dia 30, sábado, com almoço às 13:30 e início dos debates às 14:30, no Assentamento Urbano Utopia e Luta, na Borges de Medeiros, nº 731.

Nenhum comentário: