quarta-feira, 1 de junho de 2011

NOTÍCIAS DO MORRO SANTANA

AMCEDECO
A Associação de Moradores e Centro de Desenvolvimento Comunitário – jardim Residencial Alto Petrópolis está oferecendo atividades à comunidade do Morro Santana. Nas terças e quintas, aulas de Capoeira a partir das 19h, como o Prof. Rui. Nas quintas-feiras, a partir das 15h acontece a distribuição de alimentos da Hortigranjeira CEASA, (Projeto Coma Bem). Às sextas-feiras, a partir das 19h, ensaios de grupos musicais.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MORRO SANTANA
A USB – Unidade Básica de Saúde que atende ao Morro Santana está com alguns ajustes que iniciam no mês de maio. A principal mudança começa no dia 27 de maio, quando todos os agendamentos de consultas para clínicos passaram a ser agendados semanalmente toda sexta à partir das 7h. A USB lembra também que para idosos (acima de 60 anos) o agendamento será das 11h às 12h das sextas-feiras ou, se necessário, pelo telefone 33878838. Também é bom lembrar que as consultas pediátricas são realizadas somente pela manhã na Unidade, e as consultas ginecológicas são semanais, com marcação sempre nas quartas-feiras.


















POSTO DE SAÚDE TIJUCA
O informativo A VOZ DO MORRO foi até o Posto de Saúde da Tijuca, mas infelizmente não foi sequer recebido pelo seu coordenador. Ele simplesmente mandou um recado por uma agente de saúde de que não nos atenderia, que fôssemos procurar outro órgão para fazer perguntas. Não quiseram nos informar nem como se marca consultas, nem o telefone do posto. É uma pena, mas apesar desse triste acontecimento, continuamos abertos ao Posto para divulgar suas atividades e informações.

SASE – ASSOC. MORADORES DA VILA NOVA TIJUCA
A Associação Comunitária de Moradores da Vila Nova Tijuca oferece atividades semanais para crianças de 6 a 14 anos. A coordenadora do SASE, Maria, nos informou toda a programação da semana: segundas tem contos de roda com dramatização teatral, com a participação da comunidade; terças atividades internas com as crianças; quartas as crianças fazem o momento da beleza onde aprendem sobre higiene pessoal e corporal; quintas atividades de esporte; sextas as crianças aprendem culinária, e participam da Assembléia, momento muito importante, porque é onde as próprias crianças falam do que precisam e das deficiências do bairro, em um grande diálogo. A coordenação do SASE informou também uma conquista para o bairro: a instalação de um Tele-Centro para uso da comunidade, que será feita no mês de Julho.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA TIJUCA
No dia 25 de maio, aconteceu a Assembléia na Associação de Moradores da Vila Tijuca. O atual presidente, Roberto, prestou contas da gestão e falou das conquistas e atividades da Associação. O SASE da Tijuca atende 60 crianças por dia. Também na sede da Associação agora funciona o CRAS (Assistência Social), que oferece cursos profissionalizantes e coordena o PROJOVEM. O PROJOVEM ocorre na parte da tarde e é para jovens de 14 a 18 anos. A associação também oferece um grupo de convivência para a Terceira Idade, Ginástica, Capoeira, Dança e Alfabetização de Jovens e Adultos. Também está começando uma biblioteca comunitária, aceitam doações de livros. O presidente informou que em março venceu o mandato desta gestão, e que precisa convocar novas eleições. Chamará nova Assembléia para breve, para montar a Comissão Eleitoral e chamar novas eleições.


DESPEJO DA VILA CHOCOLATÃO
Do dia 12 ao dia 25 de maio foram despejadas em torno de 200 famílias da Vila Chocolatão e removidas para um loteamento na Avenida Protásio Alves, 9.099, depois de 25 anos de história da ocupação. O processo realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, em conjunto com o Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (DEMHAB), e escolta da Brigada Militar, só mostra a política de limpeza urbana que já temos visto em todos os países que sediam a Copa Mundial de Futebol.
No terreno onde se localizava a Vila Chocolatão será construído um estacionamento para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), demonstrando a tamanha falta de respeito do governo para com essas famílias.
Nós, da Rádio A voz do Morro, nos solidarizamos à situação das famílias da Vila Chocolatão, que agora estão mais próximas do Morro Santana.

Contatos da Rádio:
Telefones:
91545471(Rodrigo) / 84441817(Marcelo)
95057053(Lorena) / 84311663 (Ana)

E-mail/Msn: avozdomorro@hotmail.com
Blog: www.avozdomorro.com

Nenhum comentário: