quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BANCÁRIOS SOFREM VIOLÊNCIA DA POLÍCIA

Greve fecha agência Central do Banrisul que chama tropa de choque da BM para reprimir
Fonte: Imprensa/SindBancários

Os bancários foram vítimas da ação truculenta da Brigada Militar na manhã desta quinta-feira, dia 16, durante manifestação que fechou a agência central do Banrisul, na Praça da Alfândega, Centro da Capital. Mais de 200 bancários, reunidos no local num ato de mobilização para para exigir a reabertura das negociações com a direção do banco, foram dispersados com violência pelos policiais. Às custas da violência e com vários bancários feridos, a Brigada conseguiu reabrir a agência.
Os bancários querem ter o direito democrático da greve e de se manifestar livremente para cobrar dos bancos as reivindicações da Campanha Nacional. Só que agora, além da luta pela pauta da categoria, há um componente fora da pauta que preocupa muito a categoria: ter o direito de se manifestar sem a repressão da Brigada Militar. É inacreditável, mas o Rio Grande do Sul voltou aos anos de chumbo. Assim como acontecia na época da ditadura, coibir manifestações legítimas de trabalhadores é uma das prioridades do comandante da Brigada Militar, coronel Paulo Mendes, que já deixou claro: as barreiras da BM só serão desativadas quando houver uma ação de movimentos sociais. Prova disso é a utilização da violência para coibir o protesto dos bancários, que foi alvo da ação da tropa de choque da Brigada sob o argumento pífio de desobstruir a rua e garantir a ordem pública.Em vez de perseguir o cidadão, que têm o direito constitucional de se manifestar, o papel da polícia é o de combater a violência e prender os bandidos. Enquanto se preocupa em agir de maneira truculenta para acabar com os movimentos sociais, os criminosos seguem soltos. Somente no setor bancário, foram registrados mais de 110 ataques contra agências e postos espalhados pelo Estado. Perseguição se faz para prender assaltantes. E cadeia é para quem suga o povo.
A greve no Banrisul
Os trabalhadores do Banrisul estão em greve desde o dia 10 de outubro e segue paralisada por tempo intederminado até que a pauta de reivindicações específicas seja negociada com o banco. O ato desta quinta-feira também reforça a pressão para que a Fenaban apresente avanços na negociação, que está em pleno andamento em São Paulo. O Comando Nacional dos Bancários está reunido com os representantes dos bancos desde as 10h desta quinta, 16, por determinação do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. No dia 24 de setembro, a Fenaban apresentou proposta de reajuste de 7,5%, rejeitada pela categoria, que reivindica 13,23% de reajuste, o que inclui a reposição da inflação mais 5% de aumento real.Os bancários também esperam que os bancos apresentem uma proposta satisfatória de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A greve está cada vez mais forte e consolidada. Em assembléia realizada nesta quarta-feira, dia 15, bancários do Banrisul decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado. É com a mobilização que os trabalhadores conseguem arrancar que as negociações prossigam. Ao todo, 35 agências da base do SindBancários (Porto Alegre e Região) estão paralisadas, o que mostra a importante adesão dos banrisulenses ao movimento. A pressão é grande para que também haja a retomada das negociações da pauta específicas com os bancos públicos. Nova assembléia ocorre nesta quinta, às 17h, na Casa dos Bancários.
Opinião do Repórter Popular:
Numa época de crise do sistema financeiro, onde o estado está bancando o prejuízo dos Banqueiros, é mais que direito dos Bancários reivindicarem melhores salários. Meio estranho essa lógica né? Também gostaria de ser um banco. Quando ta dando lucro, eu fico me deliciando com as minhas riquezas, quando dá prejuízo, basta eu pedir dinheiro pro estado. Assim fica fácil né. Os lucros para mim, e os prejuísos para nós.
Pena que essa lógica é só para os grandes. Se um funcionário de um banco ta com uma dívida, alguém vai pagar para ele? Provavelmente não né!?
Se tu reivindica dignamente salário, tu apanha. Se eles pedem o nosso dinheiro pra pagar suas dívidas, agente paga.
Não tem algo errado nessa história.......? To começando a desconfiar que tem.

Nenhum comentário: